sábado, 20 de setembro de 2014

Ocorrência de doenças e a ação de agentes patogénicos ambientais, biológicos, físicos e químicos.

Os desequilíbrios de saúde podem ter origem em agentes patogénicos causadores de doenças infeciosas ou agentes mutagénicos que causam alterações nas células.

Agentes patogénicos causadores de doenças infeciosas/ contagiosas

As doenças infecciosas são doenças provocadas por organismos, como bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Existem diversos organismos a viver no nosso corpo. São normalmente inofensivos ou mesmo úteis, mas alguns organismos em determinadas condições podem provocar doenças.

Algumas doenças infecciosas podem ser transmitidas de pessoa para pessoa. Contudo, algumas são transmitidas através de picadas de insetos ou mordidas de animais. Outras são adquiridas por ingestão de água ou alimentos contaminados ou outras exposições no ambiente.

 


Os agentes biológicos causadores de doenças infecciosas/ contagiosas podem ser:
  • Bactérias. Estes organismos unicelulares são responsáveis por doenças, como faringite estreptocócica, infecções do trato urinário e tuberculose.
  • Vírus. Mesmo sendo mais pequenos do que as bactérias, os vírus provocam diversas doenças, desde à típica constipação a SIDA.
  • Fungos. Várias doenças dermatológicas, como micoses e pé de atleta, são provocadas por fungos. Outros tipos de fungos infectam os pulmões ou o sistema nervoso.
  • Protozoários. A malária é provocada por um protozoário minúsculo que é transmitido por uma picada de mosquito. Podem ser transmitidos outros protozoários aos humanos através de fezes de animais.
In http://www.sanfil.pt

Os agentes biológicos podem causar Infeções, Infestações (parasitoses), Alergias ou Intoxicações.

Agentes mutagénicos como fatores de desequilíbrio de saúde

Considera-se agente mutagénico qualquer fator físico, químico ou biológico que pode alterar o código genético das células um indivíduo. Em outras palavras, que apresenta capacidade de gerar mutação (um dano no material genético (DNA) que não sofre reparação no processo de replicação celular, sendo passado para os descendentes).

Os agentes mutagénicos podem ser de três tipos:


Agentes químicos: diversas substâncias consideradas cancerígenas, que desempenham seu papel alterando as ligações químicas, ou até mesmo substituindo nucleotídeos normais por moléculas similares. Radicais livres também catalisam reações químicas prejudiciais ao DNA.
Exemplos: agroquímicos, aditivos alimentares, poluentes atmosféricos, químicos industriais, fumo de cigarros, pó de amianto e pó de sílica, etc.

Agentes físicos: dentro desse grupo encontram-se a radiação ionizante e o raio UVC capazes de danificar as ligações químicas entre os nucleotídeos (neste caso, as mutações ocorrem raramente, pois a destruição da cadeia de DNA normalmente resulta na morte celular) e UVB (espectro absorvido pelo DNA).
Exemplos: radiações, ruído, vibrações, variações térmicas, etc.




Agentes biológicos: neste caso é a ação de vírus e bactérias, responsáveis por inocular parte de seu DNA na célula do hospedeiro, integrando-a na cadeia de DNA do hospedeiro. Também podem ocorrer mutações devido a falhas genéticas.

Para saber mais: 

Sem comentários:

Enviar um comentário